Bateria

“Funky Drummer” – Groove de Clyde Stubblefield

By on 25 de agosto de 2016

O groove da música “Funky Drummer” de James Brown contou com uma bela levada funkeada – obviamente, até porque a música se chama funky drummer e não salsa drummer ou samba drummer :p –do baterista Clyde Stubblefield. Clyde é um dos ícones da bateria no funk, ajudando a delinear as características do estilo ao lado do Rei do Funk James Brown.
Neste groove Clyde mantém uma condução em semicolcheias no chimbal, sem que haja toques na cabeça do compasso (é bastante comum tocarmos o bumbo nas cabeças de tempos nas levadas). A linha de bumbo dá toda uma característica “quebrada” ao groove, complementado pela caixa tocada na primeira e na quarta semicolcheias dos tempos 2 e 4.

clyde stubblefield funky drummer

No vídeo toquei a levada no andamento original, e depois toquei bem lentamente para facilitar a compreensão. Bora groovar você também?

Qualquer dúvida me escreva!
vlad.rocha@moderndrummer.com.br
facebook.com/vlad.rocha
facebook.com/baterista.vladrocha

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Vlad Rocha
São Paulo/SP - Vila Mariana

Vlad Rocha é baterista profissional há 20 anos. Já estudou com músicos renomados no cenário (os bateristas Alaor Neves, Christiano Rocha e a percussionista sinfônica Elizabeth Del Grande, entre outros) e já tocou/gravou com Ludov, Cuelho de Alice (projeto paralelo de Paulo de Carvalho das Velhas Virgens), Peninha, Faiska, Michel Leme, Adriana Godoy, Cláudio Machado, Luciana Pires, Danny Calixto, Gil Duarte, Vivi Keller, Marcos Davi, Grupo de Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo, entre outros. Gravou trilhas sonoras para as emissoras de televisão Rede Globo, Record, SBT e Bandeirantes. Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1998, e em 2013 realizou uma turnê de workshops na Europa junto com o baterista Christiano Rocha. Foi editor, consultor técnico e colunista da revista Modern Drummer Brasil entre 2005 e 2017, onde efetuou testes de equipamentos, desenvolveu colunas de estudo voltadas a todos os níveis de experiência, realizou entrevistas com grandes nomes da bateria brasileira e mundial (Neil Peart, Simon Phillips, Carlos Bala, Edu Ribeiro, Zé Eduardo Nazario, Serginho Herval, Dave Lombardo entre muitos outros), entre outras funções. Já lecionou na Academia de Música Granja Viana, Escola Sons, Escola Musicamania e Bateras Beat Vila Mariana, além de dar aulas particulares em São Paulo.